quinta-feira, 26 de abril de 2012

Como o ENEAGRAMA é aplicado na prática dentro das corporações?


"Uma das maiores aplicações que temos é no desenvolvimento da liderança. Digamos que será trabalhado um desenvolvimento de líderes e serão desenvolvidos trabalhos com comunicação, feedback, técnicas de delegação, gerenciamento de estímulos, estratégias e planos de desenvolvimento individual. Antes de executar tudo isso, nós entramos com o eneagrama.
Antes de trabalhar todos esses aspectos, será aplicado o eneagrama para passar a entender as tendências da personalidade do profissional e depois, quando for treinar técnicas de feedback, por exemplo, esse executivo vai entender como a personalidade dele afeta na hora de dar e receber esse feedback: quais são os filtros, facilidades e dificuldades. Ou então na hora de lidar com conflitos: em que a personalidade dele vai influir, que tipo de conflito vai atrair e que tipo vai evitar.
Na liderança como um todo, cada líder, dependendo do tipo de eneagrama, vai ter uma maneira de liderar bem diferente. Então existirão pontos que serão mais tendenciosos, dependendo da personalidade, nas atitudes dele. Mas terão outros que para ele serão mais difíceis.
O eneagrama vai mostrar tudo isso: uma vez que se faz esse mapeamento, entende-se a si próprio e os outros, e o programa de desenvolvimento de liderança fica muito mais poderoso."





Entrevista: Nicolai Cursino fala da aplicação do eneagrama no mundo profissional

Nenhum comentário:

Postar um comentário