quinta-feira, 24 de maio de 2012

Quando o Eneagrama e a Educação andam juntos…


Por André Prudente

O Eneagrama, como um mapa de consciência que é, descreve nove dons humanos que se estruturam como nove traços de personalidade, os quais representam maneiras diferentes de ver e lidar com a vida. Compreender como esses traços influenciam o modo de sentir, pensar e agir das pessoas ajuda a entender a maneira peculiar que cada indivíduo tem de expressar seu Ser na existência. Aprender o jeito que cada um tem de estar no mundo permite saber como se relacionar com os outros facilitando para que eles expressem o que há de melhor neles próprios.
Considerando a educação como a maneira mais básica e vital para formação do ser humano e que ela deve ser iniciada já na primeira infância, torna-se uma tarefa de extrema importância descobrir modos de desenvolver os potenciais das crianças e jovens por meio de um processo educativo amplo e inclusivo. A educação integral promove isso atuando em quatro dimensões humanas: física (do agir e fazer); emocional (do sentir e conviver); mental (do pensar e conhecer) e espiritual (do intuir e Ser). Dessa maneira, temos os quatro pilares educacionais definidos pelo Relatório Jacques Delors (da Unesco) para educação do século XXI: ensinar a fazer, a conhecer, a conviver e a Ser.
Quando o Eneagrama se encontra com a Educação Integral, descobre-se um mapa muito completo, o qual revela em si uma proposta prática e profunda de Educação Integral que possibilita a união perante a diversidade, pela percepção de que o diferente não é oposto, mas sim complementar. Em outras palavras, essa junção leva a uma educação inclusiva que pode ajudar crianças, jovens e educadores a conseguirem ver na especificidade de cada indivíduo uma possibilidade de aprendizado e crescimento e não um motivo para se afastar e julgar. Somente assim é possível construir uma sociedade mais amorosa, pacífica e feliz.
O Eneagrama da Educação
A Educação Integral na infância e juventude promove processos de aprendizado holísticos. A cada descoberta, o aprendiz descobre algo sobre si mesmo, os outros e o universo, que o ajuda a se tornar tudo que ele pode ser. Seus potenciais emocionais, mentais, físicos e espirituais unem-se como dons úteis na vida prática, transformando-se em ferramentas para compreender a realidade e agir no mundo com consciência.
O Eneagrama serve de guia para o educador. Como um mapa do tesouro, apontará os caminhos onde estão esses potenciais (tesouros da essência) e onde estão os nós da personalidade (padrões egóicos que estimulam comportamentos destrutivos) do aprendiz. Com uma boa orientação, que respeite os limites e possibilidades da pessoa, mas aponte caminhos saudáveis de superação, qualquer criança ou jovem pode aprender quase tudo.       
O Eneagrama da Educação é uma parte desse mapa do tesouro que mostra a base do que os educadores devem desenvolver em si (para educar melhor) e nos aprendizes (para eles aprenderem melhor). O quadro a seguir descreve e explica esse Eneagrama em três partes do ato educativo: essência; formas e processo.
Quadro 4: O Eneagrama da Educação
A essência do ato educativo = seu fim último

O círculo do eneagrama representa a essência (verdadeiro ser) de cada indivíduo. Educar para ser consiste em ensinar a criança e o jovem a expressar seus potenciais e dons, o auxiliando a ser tudo que pode ser. Significa também cuidar da sua dimensão espiritual, ensinando-lhes valores humanos que o ajudarão na construção dos sentidos da sua vida e despertando-lhes a intuição para tomar decisões e fazer escolhas com sabedoria.

As formas do ato educativo = os três tipos de potenciais que a educação visa revelar
Educar para Fazer = o topo do triângulo eneagramático representa a dimensão física de cada indivíduo, regida pelo centro de inteligência da ação (centro físico ou instintivo). Educar para fazer consiste em ensinar a criança e o jovem a agir com consciência de como os seus atos afetam na sua vida, na dos outros e na do planeta.
Significa também cuidar da sua dimensão física, ensinando-lhes a cuidar do seu corpo: ter consciência corporal das suas sensações, alimentar-se bem, dar-lhe o repouso necessário para restabelecer as energias, exercitá-lo para mantê-lo flexível, tonificado e cheio de vitalidade.
Educar para Conviver = o vértice direito do triângulo representa a dimensão emocional de cada indivíduo, regida pelo centro de inteligência emocional (centro emocional). Educar para conviver consiste em ensinar a criança e o jovem a sentir com consciência, percebendo como os seus sentimentos e desejos, afetam no seu modo de agir no mundo e interagir com as outras pessoas. Significa também auxiliar-lhes a lidar com as emoções desagradáveis como a raiva, a tristeza e o medo para que elas não cresçam e se tornem a base da sua ação.
Educar para Conhecer = o vértice esquerdo do triângulo representa a dimensão mental de cada indivíduo, regida pelo centro de inteligência do pensamento (centro mental). Educar para conhecer consiste em ensinar a criança e o jovem a pensar com consciência, ampliando o seu conhecimento sobre si mesmo, os outros e o universo. Significa também ajudar-lhes a interpretar suas experiências de vida com flexibilidade e criatividade, os tornando pessoas abertas para questionarem suas crenças e explicações sobre as coisas sempre que elas não se adequarem mais à realidade.
O processo do ato educativo
Héxade = a figura de seis pontos do eneagrama representa a lei universal de que tudo no universo está em constante transformação. Ela revela que a educação deve ser encarada como um processo gradual, mas contínuo, de expressão da essência da criança e do jovem (seu verdadeiro ser) em formas físicas (comportamentos), mentais (pensamentos) e emocionais (sentimentos).
Indica também a importância do educador ajudar seus aprendizes a respeitar e seguir o fluxo natural da vida, sem que sofram tanto com as mudanças inevitáveis da existência.  Em suma, mostra que o processo do ato educativo consiste em aprender (conhecer) na convivência (conviver) com os outros para agir (fazer) expressando os dons e potenciais da essência (ser), o que gera paz, saúde e felicidade.de = a figura de seis pontos do eneagrama representa a lei universal de que tudo no universo está em constante transformação. Ela revela que a educação deve ser encarada como um processo gradual, mas contínuo, de expressão da essência da criança e do jovem (seu verdadeiro ser) em formas físicas (comportamentos), mentais (pensamentos) e emocionais (sentimentos).
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* André Barreto Prudente – André é psicólogo de formação, mas educador de coração tem como missão de vida o trabalho pela infância. Mestre em psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) e diretor do Núcleo de Evolução Humana de Sergipe (NEHSE), onde atua como psicoterapeuta de crianças, adolescentes e adultos e como professor de Eneagrama; é vice-presidente da Associação Brasileira do Eneagrama (IEA Brasil), pesquisador de novas aplicações do Eneagrama, especialmente o seu uso com crianças, e criador da coleção de livros infantis “Nove Estrelas na Terra” (nove histórias inspiradas no Eneagrama); facilitador do projeto Curtindo o Coração e coordenador do Núcleo Aracaju da Aliança pela Infância. Contato:andrebprudente@gmail.com
http://mundoeneagrama.org

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